10 Recomendações para o seu Sucesso Profissional

 

 

Muitas das recomendações abaixo servem para pessoas de qualquer carreira, no entanto, as dez dicas a seguir foram escritas pensando em profissionais que atuam em atividades de prestação de serviços, mais especificamente em consultoria, treinamento, seleção de pessoas e coaching. Utilizei, para tanto, minha experiência de mais de 18 anos acompanhando e orientando profissionais destas áreas.

1. SEJA QUEM NASCEU PARA SER

Ame quem você é, aceitando quem é, como é. Quem é perfeito provavelmente não nasce, porém acredite que você já nasceu com o que é o essencial para o seu sucesso. Os “acessórios” podem e, provavelmente, devem ser aprendidos, para você ser uma pessoa cada vez mais completa, com maiores chances para a manifestação plena de sua essência. Descubra, compreenda, valorize e execute o seu projeto original, aquele que justificou o seu nascimento e assim você ser quem é, na sua totalidade. Sempre, como uma força positiva e agregadora, nos espaços pelos quais passar.

2. SEJA UM HUMILDE APRENDIZ

Não se coloque acima da atividade profissional que escolheu, bem como daqueles que o apoiam e auxiliam na sua caminhada. Ao exercer seu trabalho, lembre-se de que aquilo que falar, omitir, fizer, ou não, irá impactar todos os que atuam na mesma área que você. Deixe um legado positivo, não só para seus clientes e parceiros, mas também para todos que fizeram a mesma opção de carreira que você. Uma vida pode ser pouco para aprendermos tudo o que gostaríamos, mas o suficiente para aquilo de que precisamos.

3. ADMINISTRE BEM O SEU TEMPO

Encontrar o seu ritmo e a melhor maneira de administrar o seu tempo é chave, para não se prejudicar em médio e longo prazos. Ao administrar seu tempo, lembre-se de que, para a sua carreira profissional ser sustentável e sólida, em médio e longo prazos, ela deve estar em equilíbrio com todas as outras dimensões da sua vida, como a espiritualidade, saúde, família, amigos, lazer, finanças, sociedade, aprendizado e outras. A falta de harmonia entre as suas dimensões da vida poderá, e provavelmente irá, fazer com que um dia sua carreira profissional desmorone, no mínimo pela falta de uma base sólida, ou que você fique envolto apenas com o que é efêmero.

4. ENOBREÇA AQUELES QUE O APOIAM

Ter mestres, mentores, professores e referências, tanto para a sua vida pessoal, como profissional, é essencial. Lembrar e respeitar essas pessoas é fundamental, para que os ciclos virtuosos da realização e do crescimento estejam sempre presentes e na velocidade correta. Sempre busque sabedoria nas pessoas mais experientes, não importando sua idade ou momento de vida. Qualquer um possui algo para ensinar, a qualquer outro.

5. SOME ÀQUELES À SUA VOLTA

Não tenha como objetivo prejudicar, direta ou indiretamente, um concorrente, cliente, fornecedor, parceiro ou qualquer outra pessoa. Sintonize na energia da sinceridade e do querer o bem ao próximo. Acredite na lei da reciprocidade.

6. SEJA FIEL E LEAL

Seja fiel com aqueles com quem se relaciona, bem como leal aos seus princípios e propósitos, mesmo nos dias mais difíceis. O efeito cumulativo da fidelidade e lealdade proporcionará uma estrada segura para relacionamentos e oportunidades profissionais.

7. ASSINE APENAS PELO QUE LHE PERTENCE

Respeite os direitos autorais de textos, imagens, vídeos, músicas, audiolivros, etc. Não utilize e não divulgue aquilo que não pertence a você. Estar disponível na internet não significa, necessariamente, estar livre para acesso, uso e divulgação. Mencionar as origens, em alinhamento com o que a lei permite, apenas irá valorizar o seu trabalho. Lembre-se também de proteger legalmente aquilo que for da sua criação. A César o que é de César.

8. SEJA VERDADEIRO

Não distorça fatos, histórias, fontes ou qualquer outra forma de informação. Se inventar (criar), avise. Se repetir algo, seja exato ao que aconteceu. Seja absolutamente verídico na elaboração e divulgação de seu curriculum vitae, de uma maneira que possa facilmente comprovar tudo o que nele está escrito.

9. RESPEITE SEUS STAKEHOLDERS

Não prejudique clientes, fornecedores ou qualquer outro tipo de parceiro de negócios, contratando ou retirando profissionais, que devido à ausência farão falta e trarão prejuízos ao lugar onde estavam. Construa a sua equipe e rede de parceiros profissionais respeitando aqueles com os quais você já se relaciona. Não subtraia, some.

10. SEJA FELIZ COM QUEM É E O QUE POSSUI

Cada pessoa possui a própria história, desafios, provações e prêmios, os quais são reflexo da natureza e jornada de cada um. Todos nós somos especiais e incomparáveis, assim como são nossas respectivas biografias. Não inveje, admire o sucesso daqueles do mesmo segmento que você, ou qualquer outro. Elogiar e admirar engrandece, enquanto invejar e desrespeitar diminui. Viva a vida não se comparando com os outros, mas sim com relação ao melhor que você pode ser. Ser é o fundamental.

 

Essas dez recomendações devem ser vistas como um ponto de partida, para aqueles que almejam um sucesso profissional justo, robusto e duradouro. Outras dicas poderiam fazer parte desta relação, por isso recomendo que a pesquisa e consulta a outras fontes e pessoas sempre se faça presente, como uma rotina. Conheça-se, encontre o seu lugar no mundo, tenha clareza de seus papéis, valorize quem você é e acelere!

Fonte: http://www.coaching.blog.br/

Leave a Reply